quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vocação: um encontro de duas liberdades!


Neste mês de Agosto celebramos na nossa Igreja o tradicional mês das vocações. Somos convidados a refletir sobre as mais variadas vocações que ajudam na evangelização e na promoção da vida humana. É bem verdade que quando falamos de vocação logo vem a nossa mente as vocações específicas, tais como o padre ou a freira. Todavia queremos destacar a importância das outras vocações que também com seu jeito anunciam a Palavra de Deus nos mais variados locais. Como não pensar na vida matrimonial que podem dar uma contribuição enorme para a nossa sociedade formando não apenas cidadãos, mas acima de tudo bons cristãos que vão viver sua fé em meio à sociedade atual.

Gostaria de repetir o que foi dito sobre a vocação. Que de fato ela é um encontro de duas liberdades. Essas duas liberdades se encontram quando há um chamado por parte de Deus ao ser humano. Uma primeira liberdade é a de Deus, Ele chama a cada um(a) de nós, chama a todos sem distinção. É um chamado especial, pois é pessoal e intransferível, ou seja, Deus chama a mim e a você e esse chamado é direcionado e por isso não posso passar. Somos resultado de um pensamento de Deus. Pense por um momento numa realidade bastante bonita: somos um pensamento de Deus! Ele por um momento pensou em mim e em você e isso é belo.

Não existe aquele que diz não ter vocação, existe alguém que ainda não descobriu o seu chamado e por isso não se encontrou enquanto cristão e enquanto pessoa. Nesses dias tive a oportunidade de fazer uma terapia em Belo Horizonte e pude visualizar muitas cenas bonitas de minha vida até então desconhecidas, mas dentre elas algumas foram fortes. Destaco nesse mês vocacional as cenas da minha vocação quando através da terapia pude ver o momento em que saí de Deus e vim em direção à vida. Ouvi sua voz conversando comigo, me colocando junto ao seu peito. Suas palavras eram claras e até hoje ecoam dentro de mim. “Emanuel, não tenha medo! Eu estou contigo e Eu te amo.”

Neste mês te convido a rezar por todos os vocacionados e vocacionadas. Ainda lembro que no dia 4 de Agosto celebramos a memória de São João Maria Vianney, homem cheio de piedade para com as pessoas. Ele é o padroeiro de todos os padres. Rezemos por todos os padres pedindo a Deus que os ilumine sempre em sua difícil tarefa de serem as mãos de Deus entre os homens. Assim neste mês gostaria de convidar você para uma missão: convide os jovens que você conhece para no dia 28 de Agosto, a partir das 8 horas da manhã, no salão da matriz São José participar do encontrão Vocacional onde refletiremos sobre a vocação como presente de Deus para a sua Igreja. Que Maria, Mãe das vocações coloque nos nossos corações o desejo de servir a Deus em sua Igreja sendo sal da terra e luz do mundo.

“Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9, 38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas Reflexões

Minhas Reflexões
Esse Blog tem por finalidade partilhar com você caro leitor algumas das minhas reflexões. Agradeço a sua atenção e lhe peço que sempre que for possível deixar seu comentário sobre os textos. Obrigado